Lizandro Gemiacki escreveu:
Para o Mateus que tá no Ipmet, entrei no site e vi um link "observador voluntário" e queria saber do Mateus se funciona, se tem muita contribuição?
Achei muito bem bolado.
Um abraço!
Um abraço!
Badico,
O negócio é bem bolado mesmo. O principal objetivo disso é a verificação de ocorrência de granizo, que é muito difícil de se fazer. Nós usamos um software chamado TITAN, da UCAR, que identifica e rastrei tempestades, por meio de dados de radar. Além disso, ele fornece previsões de deslocamento e de aumento/diminuiçã o da intensidade destas tempestades.
Para ele, uma tempestade é um determinado volume de refletividade do radar com valores de dBZ acima de um limiar pré-estabelecidos. Uma vez que a chuva detectada pelo radar atingiu ou ultrapassou estes limiares o programa passa a "acompanhá-la". Um dos parâmetros que ele calcula e passa na tela é a Probabilidade de Granizo, que tem como parâmetros a altura do nível de congelamento e o volume de refletividade maior que um limiar pré-determinado, que se encontra acima da altura do nível de congelamento.
Na pequena experiência que estou tendo aqui, tenho notado que com probabilidades acima de 80%, a ocorrência de granizo é praticamente certa, mas depende do tamanho da tempestade. Há situações em que a probabilidade calculada chega aos 100%, mas a tempestade não é muito grande (em área e em volume) e nenhum granizo ocorre.
Como a ocorrência do granizo é muito localizada, a verificação da sua ocorrência para validação das previsões feitas pelo TITAN fica bem difícil. Aí que entra este formulário.
O pessoal tem colaborado, mas acho que falta muita divulgação. Não tenho números para te passar, mas prometo conseguí-los.
Qq coisa, estamos aí!
Ah, o site deste software, para que estiver interessado é http://www.ral. ucar.edu/ projects/ titan/home/
Até
Mateus
Leonardo Calvetti escreveu:
Caríssimos,
Muito boa iniciativa ! Espalhar observadores por toda a parte e ficarem de "plantão" à qualquer fenômeno.
Seriam diversos "olhos" aquilo que não podemos "enxergar". Granizo, geada e tornados são os principais fenômenos.
Na reunião de Centro Virtual no ano passado, o pessoal do Uruguay mencionou que espalharam um formulário à população que , em caso de visualizar um fenômeno, preencheria e enviaria ao centro de meteorologia. informações como localização, data e hora, tipo de fenômeno e condições básicas da atmosfera. Bem leagal.
Por falar em tal país, se acharem em alguma prateleira o vinho Castel Pujol podem adquiri-lo. Vale a pena. Aqui na grande CUritiba o encontrei à 10 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário