sábado, 26 de setembro de 2009

Lorenz

Emails enviados de 18 à 22/04/2008 sobre a morte de Edward Lorenz:

André Nunes escreveu:
Antes de tomarem uma gelada, por favor um minuto de silencio pela morte de
Edward Lorenz, ontem.

Agora procura-se alguem para ocupar o cargo de "melhor meteorologista vivo".

Ateh

Vilson Avila escreveu:
Pois eh,
Nao eh todo mundo que sabe que o Pai da Ciencia do Caos fundou a referida ciencia trabalhando com Meteorologia.
Antes ele era inquestionavelmente meu heroi numero um. Depois, assumiu este posto o Richardson quando eu descobri que ele, alem de ter publicado o primeiro trabalho de PNT, perdeu, ou pelo menos se arriscou a perder, todas as suas honrarias academicas por ter se negado a por sua ciencia a servico da guerra quando foi convocado a faze-lo. Quem nao se lembra das criticas do Prof. Vilson, na aula de intoducao sobre PNT com respeito ao fato de que o homem em meio a fome no mundo todo, deixa de investir na producao de alimentos para investir na guerra, haja visto que a meteorologia teve um desenvolvimento explosivo depois da segunda grande guerra com o aumento da densidade de estacoes e advento do computador (o primeiro computador foi crado para a meteorologia) .
Ja o Lorenz, posso dizer que continua alvo de minha maior admiracao. Nao me lembro se era fisico, mas se tornou meteorologista em um curso de meses para atuar como meteorologista na guerra. Mas apesar da razao aparentemente pouco nobre que o levou a ser meteorologista, eh indiscutivel a paixao e competencia dele nesta area. Foi trabalhando com um problema de conveccao que ele publicou um trabalho que deu origem a esta ciencia (caos) que tem chamado a atencao de todo mundo como alternativa para tratar inclusive com os problemas "intrataveis" da nao-linearidade.
Dos meus alunos o que mostrou mais interesse nesse assunto foi o Bento que inclusive me presenteou com copias do paper e do livro do Lorenz.
Em vez de minuto de silencio prefiro, ao bom estilo dos vermes, erguer um brinde a este grande homem.

Mateus Teixeira escreveu:
Levanto o meu copo também!

Leonardo Calvetti escreveu:
bueno, abri uma nortenha gordita, de um litro, para homenagear o falecido.
Vilson, segundo o wikipedia, oficialmente, o Lorenz se formou matemático nas universidades de New Hampshire e Harvade durante a guerra trabalhou como previsor e daí começou sua paixaão pela meteorologia. Em boa parte dos sites que vi citação dele o referiam como meteorologia, por tantos trabalhos na área.

James Avelar escreveu:
Terei de tomar uma atrasada em homenagem ao dono do "efeito borboleta".. .
Tb vi q ele além de matematico formou-se em meteorologia (nao sei onde).
Mas, o mais curioso do trabalho dele foi ficar um tempao parado para depois darem a devida atenção. Coisas da meteoro.
at+

Vilson Avila escreveu:
Eh engracada esta historia do "efeito borboleta".
Todo mundo atribui ao Lorenz esta denominacao. Mas segundo ele proprio em uma de suas palestras, isto foi associado ao nome dele quando em certa ocasiao, instantes (ou horas) antes de apresentar uma outra palestra, perguntaram a ele qual seria o titulo da mesma e ele teve que inventar algo na hora. Aih ele lembrou de algo que outro cientista, um tal de Wexler teria dito sobre o bater de asas de uma borboleta em tal lugar causar um tornado em outro lugar remoto e intitulou sua palestra como: “Previsibilidade: o bater de asas de uma borboleta no Brasil desencadeia um tornado no Texas?”. Assim, em uma palestra relativamente recente Lorenz esclareceu isso e disse que "Wexler is the real butterfly man".
Bem, convem notar que tudo isto se refere ao sentido puramente retorico pois as ideias do que veio a ser chamado de "efeito borboleta" (denominacao utilizada para designar "dependencia sensivel das condicoes iniciais") foram concebidas por Lorenz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário