quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Calor Latente, por Calvetti

Texto de Leonardo Calvetti, vulgo Boca:

Abaixo tem um resuminho muito interessante que copiei do livro do Jacobson (atmospheric modeling).

Durante a condensação, o congelamento e a deposição de uma substância energia é liberada. Durante a evaporação, derretimento e a sublimação a energia é absorvida.

A energia liberada ou absorvida durante estes processos é o calor latente.

O calor latente absorvido (liberado) durante a evaporação (condensação) é o calor latente de evaporação e varia conforme a temperatura.

d Le / dT = cp,v – cw

onde cp,v é o calor específico do vapor d'água a pressão constante e cw é o calor específico da água líquida. O calor latente absorvido (liberado) durante a sublimação (deposição) é o calor latente de sublimação. O calor latente absorvido (liberado) durante o derretimento (congelamento) é o calor latente de derretimento.

Entonces, vamos as tuas perguntas:
1. Sempre ouco o termo "liberacao de calor latente". E quando ele eh absorvido?
Ele é absorvido durante os processos de evaporação, sublimação (sólido para o gasoso) e derretimento.

2. Sei que dentro de uma nuvem, o calor latente decondensacao eh absorvido pelas goticulas que vao evaporar. Mas e fora da nuvem?
Fora da nuvem existe o processos de evaporação e por isso o calor latente é absorvido pelas superfícies , por exemplo folhas, solo, asfalto e os próprios nucleos de condensação.

3. Por exemplo, proximo a superficie. Quando ocorre a evaporacao,a agua a ser evaporada absorve um calor. Este calor eh sensivel ou latente (jah que ela muda de fase)?
É o calor latente, pois na verdade há uma transferência de energia no processo de evaporação. Porém, essa energia agitará as moléculas de água e por consequência haverá um aumento da temperatura. Mas o calor absorvido é o latente. Quando há mudança no estado físico da substância a troca de energia é realizada por meio do calor latente. Se não há mudança no estado físico , mas um aumento na temperatura , aí ocorre aumeneto do calor sensível, por exemplo, no aumento de temperatura por irradiação, condução e convecção. A variação de temperatura da pressão de vapor de saturação da água sobre uma superfície líquida pode ser estudada pela famosa equação de Clausius-Clapeyron.

NA PRÀTICA: Quando a cerveja congela porque algum borracho a esqueceu, há uma liberação de calor latente para o ambiente. Quando a deixamos descongelar há absorção de calor latente, pois ela precisa de energia para separar as partículas umas das outras. Resumindo, no consumo dos líquidos preciosos só é bom a troca de caor sensivel e nada de calor latente.

E, pof fim, boas geladas !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário