quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Verbas ambientais e olímpicas

Texto publicado pela ONG Radar Verde, dica de Vlamir da Silva Jr.:

Devo não nego, pago quando puder

Na semana passada todos os meio de comunicação anunciaram a eleição do nosso país para sede das Olímpiadas de 2016 e eu permaneci invariavelmente contra essa decisão. Eu tenho diversos motivos sociais e econômicos para permanecer do “lado negro da força”, mas como esse blog trata de assuntos ambientais, vou listar 5 motivos verdes para justificar minha posição e utilizando a maior desculpa quando se trata de assuntos ambientais: Não temos verba.

  1. Cerca de 16% da Floresta Amazônica já foi devastada, o equivalente a dois estados e meio de São Paulo. Poderíamos aumentar a fiscalização? Não temos verba.
  2. Durante a expedição Tietê, observou-se trechos do rio em que o nível de oxigênio era zero devido a quantidade de sujeira despejada naquela região. Despoluição do rio? Não temos verba.
  3. O Parque Nacional da Serra da Canastra abriga a primeira nascente do Rio São Francisco e conta com pouquíssimos funcionários para sua conservação. Melhorar as condições do parque estenderia os benefícios até o nordeste do nosso país, onde o velho Chico chega? Não temos verba.
  4. Apenas 14% da população brasileira é atendida com coleta seletiva de lixo, sendo que metade desse valor se concentra na região sudeste. A coleta seletiva também pode movimentar a economia. Mas não temos verba.
  5. A ONG Nordesta realiza um excelente trabalho de conservação ambiental no nordeste brasileiro com investimentos Suíços e Franceses, trazidos por Anita Studer. Por que? Porque não temos verba.

Mas e os 25bi que serão investidos na construção da Cidade Olímpica?

Para receber visitas, arrumamos primeiramente a residência.

Esse investimento vai trazer melhorias para o Rio de Janeiro e para a população, mas acredito que isso acontecerá indiretamente e a longo prazo. Tudo o que citei aqui é apenas uma parcela da gama de problemas que enfrentamos no nosso país e que cada um nós pode sentir analisando apenas o contexto em que vive.

Se o mapa constando as cidades que já foram sede dos jogos olímpicos não mostrou nenhum país da América do Sul, é porque a comissão acha(va) que aqui havia questões a serem tratadas primeiramente. E há.

P.s.: Que nosso mascote não seja uma mulher de biquíni. Preciso dizer que temos coisas mais interessantes para mostrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário