quarta-feira, 1 de setembro de 2010

São Paulo teve o agosto mais seco em 50 anos

O mês de agosto de 2010 terminou como o mais seco desde 1961 em São Paulo se considerada a quantidade de dias em que a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 30% - quando é decretado estado de atenção. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a medição manual – na qual os registros históricos são baseados – apontou 11 dias abaixo deste índice.



                               fotos.limao.com.br

Apesar de as medições do Inmet serem realizadas desde 1943, o órgão só tem registros dos índices de umidade em São Paulo a partir de 1961. O mês também foi de pouca chuva – apenas 0,4 milímetros, quando a média de agosto é de 39 milímetros. O valor é o segundo menor desde que as medições são feitas – empata com 1975 e só fica atrás de 2007, quando não choveu na capital paulista.

A umidade do ar nesta terça-feira (31) esteve novamente abaixo dos 30%, colocando a cidade em estado de atenção. O índice mais baixo foi registrado na última sexta-feira (27), quando a umidade chegou a 12% - no limite do estado de emergência. O prefeito Gilberto Kassab chegou a cogitar o aumento da restrição a veículos na cidade.

O recorde de baixa umidade do ar na cidade foi registrado em 14 de agosto de 2009, quando o índice chegou a 10%.


                                noticias.r7.com

Em dias secos, a recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h e não pratique exercícios entre as 11h e as 15h. A ingestão de líquido é aconselhável para evitar problemas de desidratação.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário